Olhar os migrantes com os olhos de Deus. Olhar a Deus com os olhos dos migrantes

You are currently viewing Olhar os migrantes com os olhos de Deus. Olhar a Deus com os olhos dos migrantes

As palavras acima constituem um retrato vivo da vida e obra de São João Batista Scalabrini, canonizado no Vaticano, em Roma, na data de 9 de outubro de 2022. Tendo nascido na Província de Como, Itália, em 8 de julho de 1839, tornou-se sacerdote e depois bispo de Piacenza, onde veio a falecer em 1º de junho de 1905. Foi o fundador da Congregação dos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos), responsável por diversas obras voltadas no campo das migrações.

Por sua sensibilidade e dedicação àqueles que deixam sua terra natal em função de condições de trabalho e um futuro mais promissor, Scalabrini é considerado “apóstolo dos migrantes”. Por isso é que a Missão Paz, com seus vários e distintos serviços aos migrantes, mergulha suas raízes mais profundas na santidade de seu fundador. Nele se inspira, dele se nutre e por seu carisma, abre as portas a todos os estrangeiros que necessitam de uma ajuda inicial para caminhar com as próprias pernas.

Se a Missão Paz pode ser comparada a uma árvore com as raízes na memória de Scalabrini, seus ramos são: a Casa do Migrante, o Centro Pastoral e de Mediação dos Migrantes, o Centro de Estudos Migratórios e a Igreja. Além disso, existem algumas dimensões transversais como a incidência política e a web rádio migrantes.