Seja um voluntário na Missão Paz a partir do programa "Eu Vejo Você!"

Eu Vejo Você significa praticar a solidariedade de forma crítica, buscando valorizar a auto-organização social no exercício da atividade voluntária, a fim de guiar as pessoas na construção de um espaço singular em meio a uma democracia participativa.

O apoio de voluntares em diferentes setores da Missão Paz é essencial para o bom funcionamento de nossas atividades em prol dos refugiados, solicitantes de refúgio e migrantes. Com diferentes níveis de engajamento, as atividades de voluntariado são orientadas pelos profissionais responsáveis por cada setor da Missão Paz.

O voluntáres ao apoiar os colaboradores na execução de um trabalho ajuda a promover não só o bem-estar social de quem chega à busca de aprendizagem e oportunidade para se estabelecer na sociedade brasileira, mas acaba aprimorando seus conhecimentos e exercendo o sentimento de empatia em relação ao outro, e suas respectivas comunidades.

As chamadas para o programa de voluntariado estarão disponíveis em nossas mídias sociais.

O programa Eu Vejo Você requer dos voluntários a adesão ao código de conduta institucional, a fim de garantir um ambiente seguro para os funcionários e migrantes atendidos na Missão Paz. Uma vez selecionado(a), o(a) voluntário(a) se compromete a atuar na instituição por pelo menos um semestre, com possibilidade de renovação por mais um ciclo de seis meses. Os responsáveis pelos setores da Missão Paz oferecerão feedbacks construtivos aos voluntários e voluntárias. A organização do Eu Vejo Você também realizará ao longo do programa atividades de integração de voluntários(as).

Confira abaixo algumas áreas da Missão Paz que aceitam voluntários:

Os itens em necessidade recorrente são:
  • Casa do Migrante: As maneiras de colaborar com a casa de acolhida da Missão Paz são na digitação de fichas cadastrais no banco de dados da Missão Paz, recreação com as crianças, apoio na cozinha e ensino da língua portuguesa. Dias e horários são flexíveis.
  • Capacitação e cidadania: Setor responsável pela mediação para cursos profissionalizantes. As maneiras de colaborar são como tradutor/intérprete nos atendimentos e atividades administrativas. As aulas ocorrem na Missão Paz e em instituições parceiras em diversas regiões de São Paulo.
  • Centro de Estudos Migratórios: Apoio na organização de eventos do setor. Auxiliar nas atividades da Biblioteca e Centro de Memória, como na digitalização e catalogação do acervo.
  • Comunicação: Design gráfico, produção e edição de vídeos, redação de textos para o site e redes sociais, cobertura de eventos. Dias e horários são flexíveis.
  • Cursos de Português: Educador nas aulas de língua portuguesa. Não é necessário ter experiência como professor(a), mas exige-se formação acadêmica em qualquer área. É interessante que tenha conhecimentos em línguas mediadoras: francês, inglês, espanhol ou árabe.
  • Jurídico: Atividades vinculadas ao setor jurídico. Ocorre às segundas, terças, quartas e quintas, entre 13:30 e 17:00.
  • Saúde: Setor responsável pela mediação para cuidados com a saúde física e mental dos imigrantes e refugiados. Profissionais das diversas áreas da saúde podem colaborar. Ocorre às segundas, terças, quartas e quintas, entre 9:00 e 17:00.

Manifeste seu interesse em ser voluntário:

Ao entrar em contato através do formulário, você entende que coletaremos e usaremos suas informações pessoais nas formas descritas na Política de Privacidade de Dados da Missão Paz , sob as normas de Proteção de Dados (LGPD, Lei Federal 13.709/2018). É um direito seu atualizar e remover seus dados pessoais na Missão Paz. Para tal solicitação, envie um e-mail para privacidade@missaonspaz.org

Utilizar esse serviço NÃO cadastrará seu contato em nossas campanhas de e-mail marketing, a não ser que você o cadastre de forma voluntária na nossa homepage ou opte por receber nossas campanhas ao se inscrever para eventos promovidos ou organizados pela Missão Paz.