O projeto “Solidariedade além das Fronteiras”, parceria entre Missão Paz e Fundação Rosa Luxemburgo, resultou em mais uma publicação intitulada “Política Migratória na América Central, Caribe e México”. Desta forma, foi ampliado o estudo, incluindo mais países em relação ao volume publicado ano passado, “Política migratória brasileira e comparada na América do Sul”.

A região apresentada na atual publicação se caracteriza por ser ao mesmo tempo um lugar de emigração, trânsito e retorno. Este complexo perfil e outros fatores levaram, nas últimas décadas, à modificações e atualizações das legislações e políticas migratórias dos países analisados.

Segundo a pesquisadora e professora de Relações Internacionais, Mayra Coan Lago, responsável por ambas as pesquisas, “espera-se que a reunião de algumas das principais legislações referentes às questões migratórias no México, na América Central e no Caribe, de forma sistematizada, contribua com os esforços que têm sido empreendidos por diversos especialistas na temática e com as pesquisas dos interessados, docentes ou pesquisadores, fomentando a contínua reflexão sobre o tema e alimentando a ação direta de muitas pessoas que atuam com esta pauta.

Contudo, cabe destacar que o levantamento realizado não é exaustivo e trata de uma questão histórica, dinâmica e em constante construção ou atualização. Deste modo, é importante que seja contínuo o acompanhamento das políticas migratórias”.

Baixe nosso e-book