O CEM busca promover diversas atividades ligadas à temática migratória, nas quais podem se envolver tanto pesquisadores quanto membros da comunidade interessada. Através de realizações de palestras, grupos de estudos e assessoramento a pessoas e organizações da sociedade civil envolvidas no tema da mobilidade humana, buscamos oferecer respostas aos questionamentos e desafios enfrentados nos serviços de acolhimento, a fim de assegurar políticas públicas e garantir direitos para a população migrante e refugiada no Brasil. Ao mesmo tempo que, colabora com produções acadêmicas por meio de estudos e análises de caso sobre o fenômeno migratório e as condições dos imigrantes em deslocamento ao redor do mundo. 

Nossas principais atividades

  • Congressos, Seminários e Simpósios:

Simpósio Internacional em Religião e Migração é co-organizado pela Rede Scalabrini International Migration Network (SIMN), e pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), desde 2015;

Seminário Vozes e Olhares Cruzados é um evento protagonizado por imigrantes e refugiados desde 2012, com a finalidade de abordar temas sobre trabalho, educação e família através da perspectiva migrante no Brasil.
O evento já contou com a presença de migrantes de países como: Angola, Bolívia, China, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Haiti, Peru, República Democrática do Congo, Paquistão, Síria, Togo e Venezuela.

  • Diálogos no CEM: é um evento no qual convidamos ativistas, pesquisadores e especialistas no tema da migração e do refúgio para abordar o tema de maneira multidisciplinar.
    Seus diálogos são transmitidos ao vivo pelas páginas oficiais da Missão Paz, como: Facebook, Revista Travessia e pela WebRádio Migrantes. Os eventos ocorrem geralmente na terceira sexta-feira de cada mês, às 14h.
  • Grupo de Pesquisa LABUR: o CEM possui uma parceria de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional com o Laboratório de Geografia Urbana do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). O grupo se divide entre atividades acadêmicas e reuniões mensais na sede de ambas as instituições.
  • Grupo de Pesquisa Modern Marronage: o CEM possui uma colaboração interinstitucional com o departamento Migration Mobilities Bristol (MMB), em especial com o grupo de trabalho Modern Marronage, apoiando em pesquisas, atividades acadêmicas e publicações internacionais:

To be a Congolese woman in Brazil: Nine women lay bare they went to Brazil and what they experienced once got there. Not all migration stories are the same.

  • Membro do Scalabrini Migration Study Centers (SMSC): junto aos demais centros de estudos localizados em New York, Paris, Roma, Cape Town, São Paulo, Buenos Aires e Manila, desenvolvemos atividades e estudos planejados executados em parceria.
  • Visita Monitorada: é um encontro semanal que disponibilizamos na agenda de atividades do CEM para que estudantes e pesquisadores possam vir nos visitar e conhecer nossa estrutura, seja de maneira presencial ou virtual. Além de poder tirar suas dúvidas sobre o fenômeno da migração na cidade de São Paulo como para realizarem suas pesquisas na biblioteca.
  • Visita e Eventos externos: o CEM marca presença em Escolas, Colégios e Universidades, para apresentar aos estudantes e respectivos participantes a realidade do fenômeno migratório no Brasil, com o intuito de sensibilizar e reforçar a garantia dos Direitos Humanos no ato de migar. Além de também participar de eventos promovidos por outras entidades que estudam ou trabalham com a realidade atual dos migrantes e refugiados e que se preocupam em promover ações de intervenção social junto a eles. Para saber mais como nos convidar é só entrar em contato pelo formulário abaixo.

Nossos parceiros

Contato

SEGUNDA A SEXTA
11h às 12h | 13h às 16h30
cem@missaonspaz.org
(11) 3340-6952

Envie uma mensagem direta para o CEM

Ao entrar em contato através do formulário, você entende que coletaremos e usaremos suas informações pessoais nas formas descritas na Política de Privacidade de Dados da Missão Paz , sob as normas de Proteção de Dados (LGPD, Lei Federal 13.709/2018). É um direito seu atualizar e remover seus dados pessoais na Missão Paz. Para tal solicitação, envie um e-mail para privacidade@missaonspaz.org

Utilizar esse serviço NÃO cadastrará seu contato em nossas campanhas de e-mail marketing, a não ser que você o cadastre de forma voluntária na nossa homepage ou opte por receber nossas campanhas ao se inscrever para eventos promovidos ou organizados pela Missão Paz.