O Centro de Documentação e Memória da Missão Paz (CDM-Missão Paz) iniciou suas atividades em 2009, a partir de uma parceria entre o Instituto C&A e o então Centro Pastoral dos Migrantes (CPM) – denominado, atualmente, Centro Pastoral e de Mediação dos Migrantes (CPMM). O objetivo principal da parceria era sistematizar a ação social da Pastoral dos Migrantes na região metropolitana de São Paulo, especialmente o serviço de acolhida e a inserção social de imigrantes latino-americanos, de forma que se promoveu uma investigação histórica sobre as atividades sociais realizadas pela Missão Paz desde a sua fundação (1940).

As atividades do Centro de Documentação e Memória são orientadas pelos seguintes propósitos: recuperar, organizar, sistematizar, digitalizar, disponibilizar e preservar a documentação produzida, recebida ou guardada pela Missão Paz e pelas Pastorais dos Migrantes vinculadas aos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos).

O Acervo Documental é composto por conjuntos documentais ligados ao trabalho desenvolvido junto aos migrantes desde o período de construção da Igreja Nossa Senhora da Paz (1940), em torno da qual estruturou-se a Missão Paz. Este Acervo permite conhecer a atuação da Missão Paz na luta pela integração das comunidades de (i)migrantes à sociedade brasileira.

O CDM-Missão Paz reúne e preserva o acervo produzido pela Missão Paz e aqueles produzidos ou recebidos por algumas Pastorais dos Migrantes do Brasil, como a Pastoral dos Migrantes de Guariba (1984-2015), a Pastoral dos Migrantes de Londrina e a Pastoral dos Migrantes de Rondônia. Recebe também documentos de destacados pesquisadores da área de migração, como os da professora Maria Aparecida de Moraes Silva (UNESP).

As Bases de Dados do CDM-Missão Paz estão em constante construção e ampliação. Caso queira ter acesso aos documentos do CDM entre em contato conosco pelo formulário abaixo.

Contato

memoria@missaonspaz.org
(11) 3340-6952

Envie uma mensagem direta para o Centro de Memória

Ao entrar em contato através do formulário, você entende que coletaremos e usaremos suas informações pessoais nas formas descritas na Política de Privacidade de Dados da Missão Paz , sob as normas de Proteção de Dados (LGPD, Lei Federal 13.709/2018). É um direito seu atualizar e remover seus dados pessoais na Missão Paz. Para tal solicitação, envie um e-mail para privacidade@missaonspaz.org

Utilizar esse serviço NÃO cadastrará seu contato em nossas campanhas de e-mail marketing, a não ser que você o cadastre de forma voluntária na nossa homepage ou opte por receber nossas campanhas ao se inscrever para eventos promovidos ou organizados pela Missão Paz.