Formação online: “Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos”

You are currently viewing Formação online: “Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos”

Com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, a formação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a partir da Agenda 2030.  Com o foco na formação de lideranças comunitárias e trocas de experiências na articulação de redes e produções coletivas na cidade de São Paulo, as atividades propostas pretendem fazer frente a algumas das múltiplas formas de opressão, a partir de 5 módulos, que são eles: I. Diversidades, Inclusão Social e os Fundamentos dos Direitos Humanos; II. Violências e Desigualdades de Gênero; III. Violências e Desigualdades de Raça/Etnia; IV. Violências e Desigualdades contra a Diversidade Sexual e V. Violências e Desigualdades inerentes a Imigrantes e Refugiados.

Trata-se de um módulo estruturante aos outros quatro relativos a grupos minoritários, materializando as quatro faces das desigualdades e da dialética da inclusão/exclusão.

A Missão Paz, como parceira do projeto, convida a todes para participar do Módulo V: Direitos Humanos e enfrentamentos das Violências e Desigualdades inerentes à Imigrantes e Refugiados, que tem o início das aulas a partir do dia 23/04/2022, das 9h às 13h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube.

Serão ao todo 20 encontros matinais que abordarão diferentes aspectos sociais e metodológicos relacionados ao tema da mobilidade humana, pois este módulo pretende oferecer oportunidades de discussão sobre as relações dos imigrantes e refugiados na sociedade brasileira.

O programa também inclui uma breve história e conceito do conceito de refugiados e imigrantes, seu contexto atual, e das suas diferentes relações nas sociedades contemporâneas. Discute-se ainda, as implicâncias de se estar em um novo país, como o racismo e a xenofobia.

Ementa do Curso:

Imigração está relacionada com as condições sociais dos locais nos quais se inserem e apresentam especificidades de acordo com estas condições. O imigrante é geralmente levado a deixar seu país por falta de condições que o permitam ascender socialmente e acaba se tornando o imigrante de algum outro país no qual ele deposita suas esperanças de melhoria de vida. Com base neste entendimento, as migrações internacionais distinguem-se de outras formas de mobilidade que, por não implicarem mudança de residência, redefinição das relações pessoais, reorganização das atividades vitais, e serem transitórias, não podem ser consideradas como migratórias. O refugiado é forçado a sair do seu país para sua própria sobrevivência, seja por questões raciais, religiosas, humanitárias, gênero entre diversos outros fatores que serão discutidos nas aulas.

Clique AQUI para acessar todas as informações sobre a formação.