GT CEM-LABUR/USP

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Blog
No momento, você está visualizando GT CEM-LABUR/USP

Encontro do GT CEM-LABUR/USP – Grupo de Trabalho e Estudos Centro de Estudos Migratórios e Laboratório de Geografia Urbana da USP

Depois de três anos sem se reunir devido à pandemia de Covid-19, o GT CEM-LABUR/USP retomou seus encontros e debates, na sexta-feira, 10 de março de 2023, no CEM/Missão Paz. Quinze pessoas participaram da reunião e relataram como têm sido suas respectivas experiências de vida cotidiana e trabalho em meio a pandemia e ao período tenebroso de ameaças contra a democracia e a vida em nosso país. Apesar das dificuldades vividas nesses tempos, algumas pessoas relataram também sobre trabalhos acadêmicos e experiências pessoais que conseguiram concluir. Neste novo tempo que se inicia, outros sonhos e projetos se colocam como retomada de esperanças, dignidade humana e bem viver.

Além disso, debatemos sobre o livro de Alfredo José Gonçalves, Cs. “Retratos da Metrópole”, um conjunto de crônicas, poemas, orações, relatos sobre o dia a dia de pessoas marginalizadas, invisibilizadas na cidade. O livro está disponível para acesso gratuito na internet.

Os próximos encontros e debates do grupo estão agendados.

14 de abril, 10h, no CEM/Missão Paz

Dissertação de mestrado de Andressa A. Martino (UFABC) – O rótulo de “solicitante de refúgio” no Brasil: a política do CONARE e a provisoriedade permanente desta categoria migratória.

12 de maio, 10h, no CEM/Missão Paz

Tese de doutorado de Caio S. Fernandes (UFRJ) = Fronteiras da cidadania: o cotidiano migratório na “Baixada do Glicério”, centro da cidade de São Paulo.

16 de junho, 10h, no CEM/Missão Paz

Avaliação da pesquisa sobre o acolhimento de migrantes nordestinos na Casa do Migrante/Missão Paz, na década de 1990.

Ana Cristina A. Nasser (USP), Berenice Young (Missão Paz), Dulce Tourinho Baptista (PUC-SP), Léa Francesconi (USP), Margarida Maria Andrade (USP), Neusa de Fátima Mariano (UFSCAR)

 11 de agosto, 10h, no CEM/Missão Paz

Debate sobre o livro “Mulheres, saúde e migração: mulheres angolanas em São Paulo”, da Dirce Trevisi P. Novaes (MPT/PUC-SP). – disponível para acesso gratuito na internet.

O grupo é aberto à participação de pessoas interessadas na temática migrações

Interessados/as escrevam para:  josecarlos.pereira31@gmail.com