2º Encontro do GT CEM-LABUR/USP

You are currently viewing 2º Encontro do GT CEM-LABUR/USP

2º Encontro do GT CEM-LABUR/USP – Grupo de Trabalho e Estudos Centro de Estudos Migratórios e Laboratório de Geografia Urbana da USP

O GT CEM-LABUR/USP realizou o seu 2º encontro do ano (2023) na sexta-feira, 12 de maio, no CEM/Missão Paz. O grupo iniciou os trabalhos comentando sobre a coleção de rios que vem sendo feita por Carlinhos Pereira e Paulo Mortari. Cada rio guarda memórias de grupos humanos que laboram ou habitam nas suas margens, além de contar histórias de migrantes como no poema “O rio”, de João Cabral de Melo Neto; no romance “Grande Sertão: Veredas” e em vários contos (ex. “Ripuária”) e novelas (ex. “Manoelzão e Miguilim”) de João Guimarães Rosa.

Na sequência, Andressa Martino fez uma breve exposição da dissertação de mestrado,  O rótulo de “solicitante de refúgio” no Brasil: a política do CONARE e a provisoriedade permanente desta categoria migratória, defendida por ela junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC em 2022. A exposição foi acompanhada de debates e questões levantadas pelas pessoas presentes, com destaque para as pequenas mas importantes adequações e mudanças nos procedimentos institucionais para a solicitação do visto de refugiado no Brasil. Além disso, foram discutidas as limitações e dubiedades referentes ao conceito de “refúgio”, bem como avanços e desafios políticos e institucionais em vista da garantia dos direitos humanos para pessoas em condição de migração.

Em seguida, o grupo considerou a possibilidade de, oportunamente, organizar um curso sobre migração e literatura.

AGENDA

Próximos  encontros do grupo.

16 de junho, 10h, no CEM/Missão Paz. Na pauta de debates estão:

  • Tese de doutorado de Caio S. Fernandes (UFRJ) = Fronteiras da cidadania: o cotidiano migratório na “Baixada do Glicério”, centro da cidade de São Paulo.

11 de agosto, 10h, no CEM/Missão Paz

  • Debate sobre o livro “Mulheres, saúde e migração: mulheres angolanas em São Paulo”, da Dirce Trevisi P. Novaes (MPT/PUC-SP). – disponível para acesso gratuito na internet.

 

O grupo é aberto à participação de pessoas interessadas na temática migrações

Interessados/as escrevam para:  josecarlos.pereira31@gmail.com