O Projeto Vozes e Olhares é fruto da experiência cotidiana de milhares de pessoas em situação de mobilidade humana. Seja essas experiências ligadas ao passado, presente ou futuro, mas que fazem parte da nossa responsabilidade pessoal e coletiva ao cruzarmos com elas. Pois, muitas vezes, esquecemos de olhar, ouvir e apoiar quem está enfrentando tal situação.

Nesse sentido, o deslocamento de crianças, homens, mulheres e pessoas LGBTQIAP+ no processo de mobilidade pode advir de questões sociais, econômicas, culturais e étnicas presentes em seu país de origem, o que reforça a intersecção com condição do deslocamento forçado, do refúgio, da migração laboral, econômica, ambiental, violência baseada no gênero, tráfico de pessoas, conflitos armados, entre tantas outras graves violações de Direitos Humanos que coloca em risco a dignidade da pessoa humana. Tornando urgente e necessário o exercício narrativo das Vozes e Olhares migrantes nos processos democráticos, para a equidade de gênero e transformação social ao redor do mundo.

Dessa maneira, o objetivo central deste projeto é acolher os protagonismos migrantes no Brasil através de vídeo-cartas como forma de entendermos esses processos e experiências no fenômeno da migração. A fim de buscarmos acolher estas pessoas, ser acolhido por elas e erradicar tais violações, porque grande parte dessas experiências perpassam e podem perpassar a vida de qualquer ser humano – em qualquer lugar do mundo.

Assim, que no tempo presente, nós, a sociedade civil, academia e as futuras gerações, possamos nos inspirar com a oralidade dos imigrantes e refugiados/as com consideração e respeito ao conhecer suas histórias de vida.

A realidade da migração internacional feminina na contemporaneidade tem se tornado cada vez mais presente no contexto global, de modo que, longe de serem vítimas, …


➥ Acessar Conteúdo

Previous
Next
A realidade da migração internacional feminina na contemporaneidade tem se tornado cada vez mais presente no contexto global, de modo que, longe de serem vítimas, …
➥ Acessar Conteúdo
Previous
Next