A Missão Paz é uma instituição filantrópica scalabriniana de apoio e acolhimento a imigrantes e refugiados na cidade de São Paulo, em atividade desde os anos 1930.

Ao longo de sua história, recebeu e atuou em favor de pessoas de migrantes de diferentes partes do mundo. Atualmente, a Missão Paz atende anualmente indivíduos de mais de 70 nacionalidades.

“Buscamos acolher os migrantes, imigrantes, solicitantes de refúgio, refugiados e apátridas, respeitando suas histórias, visando possibilitar integração e protagonismo em novos contextos sociais; promover políticas públicas e o acesso a diretos por meio do diálogo com diferentes esferas nacionais e internacionais.”

Sua estrutura atual da Missão Paz é formada por cinco grandes eixos: a Casa do Migrante, o Centro Pastoral e de Mediação dos Migrantes (CPMM), o Centro de Estudos Migratórios (CEM), os Eixos Transversais e a Igreja Nossa Senhora da Paz; além de outras atividades transversais.

Casa do Migrante

A Casa do Migrante é o abrigo da Missão Paz, com capacidade para acolher até 110 indivíduos, entre homens, mulheres, crianças e pessoas LGBTQIAP+.

Centro Pastoral e de Mediação dos Migrantes

O Centro Pastoral e de Mediação dos Migrantes (CPMM) é o eixo de atendimento voltado aos imigrantes, englobando serviços de assistência documental e jurídica, inserção laboral, capacitação, saúde e serviço social.

Eixos Transversais

Já os Eixos Transversais incluem a atuação de Advocacy, de Projetos, Webradio Migrantes e de Comunicação.

Igreja Nossa Senhora da Paz

A Igreja Nossa Senhora da Paz acolhe formalmente três paróquias: a do bairro do Glicério, a dos italianos e a dos hispano-americanos, além da comunidade filipina e haitiana. Há missas em português, italiano, espanhol e inglês e o espaço tem uma abertura ecumênica e inter-religiosa da igreja.