O Centro de Documentação e Memória da Missão Paz (CDM-Missão Paz) iniciou suas atividades em 2009, a partir de uma parceria entre o Instituto C&A e o então Centro Pastoral dos Migrantes (CPM) – denominado, atualmente, Centro Pastoral e de Mediação dos Migrantes (CPMM). O objetivo principal da parceria era sistematizar a ação social da Pastoral dos Migrantes na região metropolitana de São Paulo, especialmente o serviço de acolhida e a inserção social de imigrantes latino-americanos, de forma que se promoveu uma investigação histórica sobre as atividades sociais realizadas pela Missão Paz desde a sua fundação (1940).

As atividades do Centro de Documentação e Memória são orientadas pelos seguintes propósitos: recuperar, organizar, sistematizar, digitalizar, disponibilizar e preservar a documentação produzida, recebida ou guardada pela Missão Paz e pelas Pastorais dos Migrantes vinculadas aos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos).

O Acervo Documental é composto por conjuntos documentais ligados ao trabalho desenvolvido junto aos (i)migrantes desde o período de construção da Igreja Nossa Senhora da Paz (1940), em torno da qual estruturou-se a Missão Paz. Este Acervo permite conhecer a atuação da Missão Paz na luta pela integração das comunidades de (i)migrantes à sociedade brasileira.

O CDM-Missão Paz reúne e preserva o acervo produzido pela Missão Paz e aqueles produzidos ou recebidos por algumas Pastorais dos Migrantes do Brasil, como a Pastoral dos Migrantes de Guariba (1984-2015), a Pastoral dos Migrantes de Londrina e a Pastoral dos Migrantes de Rondônia. Recebe também documentos de destacados pesquisadores da área de migração, como os da professora Maria Aparecida de Moraes Silva.

A Bases de Dados do CDM-Missão Paz estão em constante construção e ampliação. Para acessá-las, não há a necessidade de realizar o cadastro. É indispensável, no entanto, fazer o cadastro para ter acesso à versão digital dos documentos já digitalizados ou para efetuar a reserva dos documentos a serem pesquisados no CDM-Missão Paz.

Contato

SEGUNDA A SEXTA
cem@missaonspaz.org
(11) 3340-6952

Envie uma mensagem direta para o CEM

Ao entrar em contato através do formulário, você entende que coletaremos e usaremos suas informações pessoais nas formas descritas na Política de Privacidade de Dados da Missão Paz , sob as normas de Proteção de Dados (LGPD, Lei Federal 13.709/2018). É um direito seu atualizar e remover seus dados pessoais na Missão Paz. Para tal solicitação, envie um e-mail para privacidade@missaonspaz.org

Utilizar esse serviço NÃO cadastrará seu contato em nossas campanhas de e-mail marketing, a não ser que você o cadastre de forma voluntária na nossa homepage ou opte por receber nossas campanhas ao se inscrever para eventos promovidos ou organizados pela Missão Paz.