Festival em SP apresenta história, cultura e gastronomia da Colômbia

  • Post author:
  • Post category:Eventos
You are currently viewing Festival em SP apresenta história, cultura e gastronomia da Colômbia

A cidade de São Paulo vai receber, durante o mês de julho, o Circuito Cultural Colombiano, um festival para apresentar a história, a cultura e a gastronomia do país caribenho. Ao longo do mês, o Memorial da América Latina, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Galeria Olido e Paróquia Nossa Senhora da Paz terão eventos relacionados.

Entre as atrações, além da comida, estão apresentações musicais e a exibição de longas-metragem.

O evento quer mostrar e dividir com os brasileiros um pouco da história, cultura e a alegria do povo colombiano. Quem visitar os espaços onde haverá eventos poderão entrar em contato com a cultura da Colômbia, além de se aprofundar na realidade social e política do país.

O Circuito Cultural Colombiano é fruto de uma iniciativa do Coletivo “Colômbia com aroma de café”, com o Consulado Geral da Colômbia de São Paulo, e recebe o apoio da Oficina Cultural Oswald de Andrade, do Café Colombiano e da Paróquia Nossa Senhora da Paz.

Início

O evento de lançamento do Circuito Cultural Colombiano será no dia 1º de julho (sábado), às 14h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Além de dar início ao evento, a cerimônia configura-se também como um ato de reconhecimento à comunidade colombiana residente no Brasil.

Dentro da programação, em sequência à abertura do circuito no dia 1º de julho, inicia-se o “FESTIVAL COLOMBIA AFORA”, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Além da Oficina, o festival tem a parceria da Poiesis e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Serão exibidos curtas e longas-metragens inéditos no Brasil. Boa parte são produções comunitárias que retratam a realidade social e política da Colômbia.

No dia 29, último dia do festival na Oficina, haverá uma feira gastronômica com comidas típicas colombianas. Nesse mesmo dia, Pietro Alarcón e Hector Mondragón, catedráticos colombianos participarão de uma mesa redonda sobre questões sociais e políticas na Colômbia.

Nos demais dias do circuito, o Café Colombiano, restaurante e café da Oficina Cultural Oswald de Andrade, permanecerá com seus pratos típicos e mesas de café da tarde, regularmente oferecido ao público que frequenta o local.

Na Galeria Olido serão apresentados títulos de produção colombiana, a partir de 29 de junho, dia que conta com a presença do cineasta colombiano Luis Ospina. As exibições permanecem até 26 de julho.

No Memorial da América Latina, no dia 22 de julho, haverá um grande evento com música, gastronomia e arte.

Na Paróquia Nossa Senhora da Paz, acontecerá no dia 23 de julho, às 12h, a tradicional missa realizada há alguns anos em homenagem aos colombianos, além de uma mostra gastronômica e atos culturais.

Confira a programação detalhada:

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Julho  1 – Sábado
14 h: Abertura oficial do Circuito Cultural Colombiano.     
14 h30: Exibição de curta-metragens colombianos e bate-papo com membros do CAI (Coletivo Audiovisual Itinerante) / “ojo al sancocho’.
16 h: Intervenção musical de Victoria Saavedra, cantora colombiana .

Julho  8 – Sábado
14h: “Maratona de curtas e um longa colombianos”
Após exibições: Bate papo pelo CAI (Coletivo Audiovisual Itinerante).

Julho  15 – Sábado
“A personalidade do tango colombiano em Medellin”
15h: História do Tango em Medellin.
Das 15h50 às 17h50 Exibição de tango popular – pista aberta para tango/ vivência de tango e apresentação de tango profissional com a colombiana Maria Mercedes Monsalva.

Julho 17 – segunda-feira 
18h30: Projeção de curta metragens colombianos. 
Após exibições: Bate papo pelo CAI (Coletivo Audiovisual Itinerante).

Julho 20 – quinta-feira 
18h30:  Projeção “TOTÓ”  (Documentário: A Independência que grita na resistência cultural)
19 h: Abertura exposição artistas colombianos selecionados.
Curadoria : Carlos Monroy / Luciana Miyuki / Snider Moreno

Julho 29 – Sábado 
10h: Conversa/Mesa redonda com os professores Pietro Alarcón e Hector Mondragón. Catedráticos colombianos, falam sobre o contexto social e político da Colômbia atual.
Das 10h às 18h: Feira gastronômica
Das 14h às 19h: Atrações artísticas, musicais e de dança.
Presença da Banda Colombiana TRIPTICO.
Local: Memorial da América Latina

Local: Memorial da América Latina
Julho 22
Sábado Horário
Evento

Local: Galeria Olido
Do 29 de junho
Ao 13 de Julho Horário
Filmes  colombianos

Local: Paróquia Nossa Senhora da Paz
Julho  23
Domingo 12h Missa da família Colombiana
Feira gastronômica e atrações culturais.


Disponivel em: https://noticias.r7.com/sao-paulo/festival-em-sp-apresenta-historia-cultura-e-gastronomia-da-colombia-29062017