Eventos em São Paulo marcam a Semana do Migrante 2018

  • Post author:
  • Post category:Eventos
You are currently viewing Eventos em São Paulo marcam a Semana do Migrante 2018

Refugiados participam da apresentação das ofertas, em missa presidida por Dom Odilo Scherer, pelo Dia Nacional do Migrante na Catedral da Sé.

Aconteceu, em todo o Brasil, de 17 a 24 deste mês, a 33ª Semana do Migrante, iniciativa coordenada pela CNBB, Cáritas Brasileira, Missão Paz, IMDH – Instituto Migrações e Direitos Humanos – e outras instituições que trabalham a causa migratória, cujo tema foi “A vida é feita de encontros”, e o lema “Braços abertos sem medo para acolher”. 

Trata-se também de uma resposta aos esforços do Papa Francisco que, alicerçado no propósito de propagar ao mundo a prática da “cultura do encontro”, lançou a campanha “Compartilhe a Viagem”, organizada pela Caritas Internacionalis . Essa iniciativa é uma forma de convocar toda a Igreja a caminhar com os migrantes e refugiados, no sentido de oferecer- -lhes apoio, acolhida e encorajamento diante da maior crise migratória e de refugiados já vista. 

Em São Paulo, a Semana contou com diversas atividades para tratar do tema, como programas de rádio e TV, entrevistas, seminários, palestras e missas, bem como o lançamento e divulgação do Relatório Global das Migrações e Refúgios da ONU. 

No domingo, 24, houve uma missa pelo Dia Nacional do Migrante, na Catedral da Sé, presidida pelo Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, na qual ele se dirigiu aos migrantes e refugiados: “Minha palavra a todos os que são migrantes ou pessoas em busca de refúgio, é mais uma vez também de acolhida, encorajamento e conforto, justamente porque sabemos com quantos sofrimentos e privações as pessoas deixam a sua terra, a sua casa, para salvar até mesmo a própria vida ou então ir em busca de condições melhores para si e sua família”. 

O Cardeal aproveitou para conclamar os católicos a demonstrar solidariedade diante da situação concreta que se apresenta: “Que todos nós aqui em São Paulo e em todas as partes do Brasil saibamos ser hospitaleiros, acolhedores e solidários com a causa desses irmãos, para que possam entre nós encontrar-se bem, recomeçar a vida e constituir conosco essa comunidade de irmãos que queremos ser a partir do olhar da nossa fé”. 

Por fim, Dom Odilo citou o quanto tais ações encontram eco no Evangelho: “Jesus é aquele que se identifica com toda a pessoa que está em busca de abrigo, de casa, que está faminta, desassistida e diz: ‘Toda vez que acolherdes um destes nossos irmãos, assistirdes a um doente, a um prisioneiro, toda vez que derdes de comer e de beber a quem tem fome e a quem tem sede, é feito a Mim e não deixará de ter a sua recompensa’”.

No sábado, 30, haverá uma Celebração Eucarística pelo Migrante, às 18h, no Santuário Nacional de Aparecida, presidida por Dom Adilson Busin, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.


Fonte: http://www.osaopaulo.org.br/noticias/eventos-em-sao-paulo-marcam-a-semana-do-migrante-2018